Postagem sobre as leis da gestalt aplicadas em imagens de publicidade e propaganda
Na imagem abaixo, produzida para um anúncio da empresa Purell de um antiséptico para mãos, a lei predominantemente usada foi a pregnância da forma, pelo fato de várias formas distintas formarem uma única, facilmente reconhecível pela percepção da totalidade. Podemos até considerar ainda mais uma lei, se trata da unidade, pois o assunto central começa e termina nele mesmo, se configura por si só e está disposto de forma estática e centralizada.
A outra imagem se trata de uma propaganda da empresa Condor que organizou escovas de dentes numa posição estratágica para que se parecessem uma arcada dentária, simplesmente fantástica a ideia! As leis detectáveis nessa peça gráfica foram: semelhança e unificação, a primeira pelo fato de se tratarem de formas parecidas e a segunda por estarem dispostas de uma forma harmoniosa e equilibrada.
A esta figura se aplicam as leis da proximidade e da semelhança. Proximidade por se tratar do agrupamento de elementos para a formação de uma informação ou assunto principal da peça de uma forma homogênea, a disposição das partes pela sua proximidade criam uma percepção do todo. E por fim a lei da semelhança, por se tratarem de formas (objetos) similares na concepção do anúncio.
Abaixo, um exemplo da lei da segregação em uso, pelo fato da quebra abrupta das cores. Neste logo, por exemplo, as cores contrastam de forma que uma é a antítese da outra, dividindo o assunto, segregando.
Neste outro projeto gráfico simples e minimalista, que recorre a lei do fechamento, que diz que a percepção do observador irá preencher as formas interrompidas, dessa forma o espaçamento entre a letra "i" e a letra "l" da palavra pencil, juntamente com o triângulo colocado alinhado com este espaçamento forma um lápis de forma subliminar.
Acadêmico: Diego Belo Cantão - 2 DSGN
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