sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Três Leis da Gestalt


Pregnância da Forma


Ao analisarmos a imagem podemos identificar a lei da Gestalt, Pregnância  da Forma, que consiste em quanto melhor for a organização visual o objeto e mais rápido e mais fácil for a compreensão, maior será o índice de pregnância.
A composição inteira é vista como mancha visual harmônica, em que as linhas visuais se resolvem internamente, dá a impressão que não falta nem sobra nada, também se percebe que, mesmo com a riqueza de formas, tudo é assimilado imediatamente como uma entidade visual harmônica de alta pregnância.


Fechamento

            Ao analisar essa propaganda percebemos a lei da Gestalt, Fechamento, que consiste em uma organização visual da forma que se dirigem espontaneamente para uma ordem espacial.
            Na imagem vista de perto percebemos que são várias peças de moto jogadas pelo chão, mais de uma certa distância vemos que essas peças forman um desenho.



Segregação


Ao analisarmos este logotipo, identificamos a lei da Gestalt, Segregação, que consiste em uma brusca quebra no elemento, é a parte que se divide ou que se evidencia em relação as outras unidades, é o fator que contrasta no objeto com outros elementos.
            O logotipo dessa empresa tem um ovo bem no meio do nome, o que da uma total quebra na forma.

Acadêmica: Lydia Maria Oliveira de Almeida   2DSGN-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário